12 / 06 / 2025 - 13h36
Junho Vermelho incentiva doação de sangue
O principal objetivo do Junho Vermelho é aumentar os números de doações voluntárias de sangue em todo o país, bem como, incentivar as pessoas a doarem regularmente e deixarem o legado da solidariedade, da empatia e do amor ao próximo se perpetuar por meio das gerações.
 
Junho é o mês escolhido para incentivar a doação voluntária de sangue. Durante todo o período, o movimento Junho Vermelho tem como objetivo conscientizar sobre a importância de doar sangue com frequência. Toda hemorrede nacional está mobilizada nesta causa. 
 
O Hemopi tem mobilizado instituições públicas e privadas para trazer mais doadores às unidades de coleta de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. “O Junho Vermelho atrai muitos parceiros ao Hemopi, que junto com os doadores voluntários que vêm naturalmente nesse período, ajudam a reforçar o nosso estoque em todas as unidades. Lembrando que o Junho Vermelho antecede o período de férias, onde há uma baixa no volume de doações. Essas parcerias são essenciais também por esse motivo”, explica a supervisora de captação de doadores do Hemopi, Susanne Rocha.
 
 
Os principais pré-requisitos para ser doador de sangue são:
 
 -Levar documento de identidade com foto e válido em todo o território nacional; 
 
-Estar em boas condições de saúde;
 
– Ter entre 16 a 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal. Para doar até os 69 anos é preciso ter feito pelo menos uma doação até os 60 anos; 
 
– Pesar acima de 50 kg;
 
– Não estar em jejum;
 
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem fumado 2 horas antes de vir doar.
 
 
 
Fonte: Governo do Piauí
Publicidade