30 / 07 / 2025 - 11h29
Terremoto provoca erupção de vulcão na Rússia
O vulcão Klyuchevskoy, na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção nesta quarta-feira (30/7). A região foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8 durante a madrugada, que provocou tsunamis em outros países.
Um relatório da filial regional do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências, divulgado no Telegram, afirmou que “neste momento, o Klyuchevskoy está em erupção”.
Imagens divulgadas pela agência mostram uma lava incandescente fluindo pela encosta oeste, segundo informações preliminares.
Na semana passada, equipes de resgate haviam informado para que não visitassem o local do vulcão, devido ao aumento da atividade. O vulcão despertou após o terremoto atingir a região.
O tremor teve início na península russa, danificou edifícios e embarcações e resultou em tsunamis na Rússia, no Japão, no Havaí e em outras partes dos Estados Unidos.

As autoridades apontaram que os locais com maior risco de tsunami são o Japão, o Alasca, o Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos. Em um nível menor de risco, aparecem México, Chile e Equador.
Fonte: Giovanna Pécora/Metrópóles
Publicidade


