18 / 11 / 2025 - 11h18
A incrível trajetória de Sandy: a doce voz que conquistou gerações
Ela é considerada uma das artistas mais influentes e talentosas do cenário musical brasileiro devido à sua longa e impactante trajetória. Dona de uma voz única e de composições envolventes, o talento da cantora, compositora e atriz, Sandy, transcende gêneros, tornando-a uma artista versátil e atemporal.
Sandy Leah Lima nasceu em 28 de janeiro de 1983, em Campinas, São Paulo. Ela é a primeira filha da empresária Noely Pereira de Lima e do cantor sertanejo Xororó. Os pais da cantora escolheram o nome de Sandy em homenagem à personagem Sandy interpretada pela cantora australiana Olivia Newton-John no musical Grease (1978).
No início de sua infância, Sandy já exibia gosto pela música, tendo o pai, Xororó, como uma de suas influências. Com o apoio da família, Sandy e Júnior formaram a dupla, que em pouco tempo, se tornaria um grande sucesso em todo o Brasil.
Em 1989, os irmãos participaram do programa Som Brasil da Rede Globo, apresentado por Lima Duarte. Para a apresentação, Sandy e Júnior ensaiaram em casa com o pai e o tio Chitãozinho. A dupla apresentou a música "Maria Chiquinha", canção esta que se tornou um grande sucesso, sendo executada nas rádios de todo o Brasil.
Em 1990, Sandy & Júnior assinaram com a gravadora PolyGram, atual Universal Music e, no ano seguinte, a dupla lançou o seu álbum de estreia intitulado Aniversário do Tatu que vendeu 300 mil cópias e teve como single as canções: "Lambamania" e "Aniversário do Tatu". Ao longo da década de 90 a dupla lançou oito álbuns de estúdio com hits que marcaram toda uma geração como: "Vamo Pulá", "Imortal", "Vai ter que Rebolar", "As quatro Estações" e "Dig Dig Joy".
Após uma série de álbuns bem-sucedidos, a dupla Sandy e Júnior renovou seu contrato com a Universal Music e seguiram emplacando hits nas paradas de sucesso como: "Olha o que o amor me faz", "Quando você passa" e "A lenda".
Para a tristeza dos fãs, a dupla Sandy e Júnior se desfez em 2007, sendo que cada um dos irmãos seguiu carreira solo. O primeiro disco de Sandy nesta nova fase de sua carreira chama-se “Manuscrito”, e foi lançado em 2010. De lá pra cá Sandy lançou mais dois álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois EPs e dez singles de muito sucesso como as canções: "Quem eu sou", "Pra Me Refazer", "Me Espera" e "Pés Cansados".

Em março de 2019, Sandy Leah e Júnior Lima anunciaram uma turnê que marcava os 30 anos de carreira. A turnê Nossa História começou em julho de 2019 e terminou em novembro do mesmo ano e arrastou uma legião de fãs aos shows que aconteceram em diversas cidades do Brasil.
Conhecida por sua brilhante carreira na música, Sandy também deixou sua marca no universo da atuação. A artista mostrou versatilidade ao participar de produções cinematográficas como: O Noviço Rebelde e Acquária. E também de produções televisivas como o seriado Sandy e Júnior e a novela Estrela Guia, ambos da Rede Globo.
Sandy conquistou o coração do público não apenas por sua voz doce ou pelos acordes de suas canções, mas também pela autenticidade e talento que ela transmite nas telas, consolidando sua presença como uma artista completa no cenário artístico brasileiro.
Redação
Publicidade


